Deixe seu comentário

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Violência! há perspectivas de mudanças?

A violência em nossa sociedade vem se tornando uma constante e não se ver perspectivas de mudanças, pois ela é oriunda da falta de empregos, de educação, de uma política social voltada realmente para as populações mais carentes. Os conflitos armados, o uso excessivo dos tóxicos e bebidas alcoólicas provocam traumas irreparáveis nesses usuários, que sem um acompanhamento especializado entram em desespero e praticam vários tipos de delitos e chegam ao fundo do poço, sem retorno ao convívio da sociedade saudável.

Esses e muitos outros fatores que estão na base da violência doméstica na sociedade não só de Irará mas de todo o nosso País e porque não dizer do mundo. Esse fenômeno social aliado ao descaso governamental que não direciona políticas públicas para esse fim, no meu entender vem contribuindo de forma excessiva na perda dos valores morais, éticos e cívicos da sociedade.

A ausência de tais princípios tem propiciado as pessoas à pratica de atos violentos nos lares, como agressões físicas e morais. Outro fator decisivo, são os programas televisivos, como novelas e filmes violentos que as pessoas se acostumam a assistir, também concorre para esse tipo de comportamento no lar, principalmente em casais jovens.

A sociedade perdeu os bons hábitos e costumes, e em resultado disso assiste-se distúrbios e desintegração de famílias.

Não posso acreditar que um cidadão bem comportado tenha pensamento de bater e até chegar ao ponto de matar a sua própria família (mulher e filho), devido a disputa de bens materiais e/ou qualquer outro motivo fútil sem que esteja usando qualquer tipo de tóxico entorpecente ou até mesmo bebidas alcoólicas.

A droga leva qualquer pessoa a agir de forma irracional, não se contendo, não controlando seus pensamentos e impulsos, chegando a cometer atos barbaros, que, se a pessoa tivese sem usá-los jamais cometeria tais barbaries. Então tomando-se por base fatos que todos dias assistimos em programas televisivos, na internet e lemos em jornais e revistas é que faço uma reflexão e chego a conclusão de que, realmente o que falta para esse quadro mudar são os programas sociais, são as políticas públicas direcionadas para atacar esses problemas.

Mas, não vemos vontade dos nossos políticos brasileiros para implementarem projetos direcionados ao combate da violência, seja ela qual for, tanto a doméstica, quanto a exploração sexual, quanto a urbana, quanto ao tráfico de drogas e etc.

Alguém poderia dizer qual o futuro do nosso país, da nossa cidade, dos nossos flhos, dos nossos netos, enfim, de todos nós? sinceramente não sei o que será de todos nós no futuro próximo se não houver uma intervenção corajosa e decidida dos nossos homens públicos. Por enquanto estamos entregues nas mãos de Deus, esse sim é quem vem nos protegendo diariamente e nos livrando do pior.

Já postei aqui neste blog algumas matérias sobre o uso e os efeitos das drogas e também opinei para que se crie um grupo de apoio aos usuários, agora faço mais um apelo, desta feita para as igrejas (católicas, protestantes, Cristãs e etc) redobrarem esforços e continuarem a pregar mensagens que promovam a boa convivência e harmonia junto das famílias, porque apenas deste modo a sociedade será saudável e responsável. Já que se depender dos nossos políticos nunca teremos uma sociedade sadia.

Autor: Tavares

3 comentários:

  1. Só quem sofre com a violência é o povão, pois eles roubam o povo e podem andar com seguranças, enquanto agente tem que chamar por Deus e seguir em frente. Os politicos brasileiros não estão nem aí pra o povo eles estando bem é o que importa.
    Eles só tem conversa bonita pra ganhar o voto, depois nem olha pra o eleitor. Me sinto envergonhada de ser brasileira.
    ah, venho acompanhando o seu blog e notei algumas matérias relacionadas as drogas, parabéns. Se aprofunde mais nesse tema, pois as maes de famílias agradecem.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo nenhuma perspectiva de mudar esse sistema, a violência vai predominar, pois não há projetos públicos para o setor social. Temos uma secreataria de assistente social no município será? se tem ninguem sabe quem é o secretário e pior não tem feito nada para melhorar o quadro da nossa cidade. Gostaria até de saber se existe essa secretaria em Irará e quem é o secretário. Alguém sabe? o trafico de drogas está escancarado na cidade, será que as autoridades não ver. Cadê a Delegada, a Polícia Civi, será que não investigam e a Polícia Militar não ver os fumantes em cada esquina? e o conselho tutelar? o que estão fazendo esse povo?ora me deixe estamos é ferrados com essa autoridades.

    ResponderExcluir
  3. Antonio de Souza30 julho, 2009

    A violência é produto do descaso das autoridades que não fazem nada para diminuir ou erradicar de vez. Os políticos só se importam em desviar verbas públicas, beneficiar suas familias quanto ao povo que se dane. O controle do tráfico não é tão dificil, basta boa vontade e dedicação no trabalho, só que não interessa para muitos tirar de circulação os traficantes, pois na maioria das vezes são eles que financiam as campanhas políticas.

    ResponderExcluir