Este Blog tem por finalidade levar informações diversas relacionadas aos esportes em geral, bem assim, outras novidades,(política, econômica, segurança e lazer...) desde que tenham conteúdo legal. É proibida postagens relacionadas a pornografias infatis e com conteudos de baixo calão e/ou qualquer outro tema que venha de encontra a Constituição Federal e demais legislações brasileira...
Deixe seu comentário
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Cuide bem do seu fígado
Utilização indiscriminada de remédios e suplementos pode gerar problemas hepáticos graves
Glândula de destaque, o fígado é o maior órgão interno do corpo humano. De cor marrom-avermelhada e localizado no canto direito do abdome, é responsável por liberar secreções e substâncias no sangue e no sistema linfático (sistema paralelo ao circulatório, formado de vasos). Além de desempenhar funções relevantes, como o armazenamento e a liberação da glicose, o fígado também produz a bile (fluido para ajudar na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas), cuida do metabolismo dos lipídios e proteínas e processa hormônios e medicamentos ingeridos.
Um fígado saudável é necessário para o bom funcionamento de todo o corpo. Tudo o que você coloca de errado no organismo ele limpa . Álcool e alimentação saturada, pesada, rica em gorduras e condimentos, são os grandes vilões do órgão. O excesso de peso também pode ser um grande perigo. Quando aumenta muito o peso, aumenta a quantidade de gordura corporal e de gordura visceral, que é a gordura do fígado.
Doenças – A consequência pode ser desde uma insuficiência no funcionamento até problemas mais graves, como o câncer. Entre as doenças mais comum do fígado, estão a cirrose – morte de células do fígado e perda do tecido hepático–, as hepatites virais e a esteatose hepática.
A esteatose é causada pelo acúmulo da gordura visceral, cada vez mais comum em crianças e adolescentes acima do peso ideal. Os pais devem ficar mais atentos e evitar comidas gordurosas em casa. Evitar biscoitos recheados e se preocupar com uma alimentação saudável.
Para tratar da esteatose, o primeiro passo é trabalhar a perda de peso com atividades físicas. O tratamento multidisciplinar, com reeducação alimentar e acompanhamento de profissionais, como hepatologistas e nutrólogos, se faz necessário.
Cuidados – Água-de-coco, uvas e sucos são alimentos capazes de contribuir para a manutenção do bom funcionamento do fígado. Alimentos com potássio e sumos verde também são importante. A endocrinologista e nutróloga Sandra Gordilho conta que a beterraba é a “mãe do fígado”, por contribuir com a desintoxicação hepática. “Frutas secas são ótimas para isso”. Ela indica a mistura composta por salsa, cenoura, beterraba, couve e suco de lima, que pode ser preparada em casa, para a limpeza do fígado. “Deve ser tomada em jejum, para o organismo absorver mais facilmente”, conclui.
Fonte: Atarde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário