Deixe seu comentário

SIGLAS E LINGUA DE VENDEDOR DE TVs

O início da Copa do Mundo está se aproximando e nessa época aqueles que amam o futebol custumam aproveitar para trocar suas Tvs velhas por novas para garantir uma melhor imagem e não perder nenhum lance. Como a maioria das pessoas são leigas a respeito de funções e qualidades que as novas Tvs apresentam, o nosso BLOG aproveita para informar a quem nos acompanha. Você precisa ficar atento as siglas usadas pelos vendedores nas lojas. Veja abaixo um leque de informações a respeito:
Folha Online
Muitos dos termos usados no mercado tecnológico de televisão têm mais de um significado.
A lista elaborada pela Folha (veja abaixo) foca o uso comercial deles.

24P:  Indica que a TV aceita sinais de vídeo 24p (24 quadros por segundo, taxa comum em gravações de filmes para o cinema) sem conversão prévia.

ALTA DEFINIÇÃO OU HD:   Imagens e telas com no mínimo 720 linhas horizontais -a resolução padrão de filmes em DVD tem 480 ou 576 linhas.

ÂNGULO DE VISÃO:   Indica a posição máxima que o espectador pode ficar em relação ao centro da tela enquanto consegue visualizar a imagem exibida. TVs de plasma e tubo costumam ter maior ângulo de visão do que LCDs.

BLUETOOTH:   Conexão sem fio que pode ser usada para ligar o televisor a celulares e fones sem fio.

BRILHO:  Indica a densidade da intensidade luminosa da tela.

CONTRASTE:  É a diferença de luminância (brilho) entre áreas pretas e brancas exibidas pela tela. Uma relação de contraste maior teoricamente possibilita uma exibição melhor de imagens. Televisores de plasma costumam ter nível de contraste melhor do que LCDs, mas ainda não superam os melhores aparelhos de tubo.

CONVERSOR DIGITAL (RECEPTOR ou DTV):   Permite assistir à TV digital sem necessidade de um aparelho set-top box externo. Para assistir aos canais brasileiros, é necessário que o aparelho seja compatível com o SBTVD-T (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) ou ISDB-TB.

CRT:  Cathode Ray Tube (tubo de raios catódicos). Tecnologia utilizada nas tradicionais TVs de tubo -que, apesar do uso decrescente, não raro apresentam qualidade de imagem melhor do que TVs de plasma e LCD.

DLNA:   Conexão que permite o compartilhamento de conteúdo entre vários dispositivos (por exemplo, mostrar na TV fotos e vídeos, armazenados em um computador.

DLP:  Digital Light Processing (processamento de luz digital). Tecnologia usada em projetores e televisores de projeção traseira, ou RPTV. As RPTVs laser da Mitsubishi utilizam DLP.

FORMATO (PROPORÇÃO):   Formato da tela, indicado em uma proporção de largura por altura. A proporção widescreen 16:9 é a mais comum em televisores de plasma e LCD. A 4:3 é comum em aparelhos antigos.

FULL HDAlta definição plena, usado para imagens e telas com 1.080 linhas horizontais.

HD READY:  Costuma referir-se a televisores de alta definição sem conversor de TV digital e com resolução inferior a Full HD. O termo está caindo em desuso.

HDMI:  High-Definition Multimedia Interface (interface multimídia de alta definição). Padrão para transmissão de dados digitais utilizado para áudio e vídeo em alta definição. É o tipo de conector recomendado para a maioria dos usos domésticos de um televisor de alta definição.

HDTV:  High-Definition Television (televisão de alta definição); aparelho com no mínimo 720 linhas horizontais. Termo utilizado tanto para transmissões quanto para televisores.

LCD:  Liquid Crystal Display (tela de cristal líquido). Tecnologia recomendada principalmente para aparelhos com telas menores ou instalados em ambientes claros.

LED:  Light-Emitting Diode (diodo emissor de luz). Em televisores domésticos, os LEDs são utilizados como fonte de iluminação em TVs de LCD. Para esse fim, são melhores -e mais caros- do que as CCFLs.

PLASMA:  Tecnologia comum principalmente em TVs com telas de 42 polegadas ou mais, costuma oferecer qualidade de imagem superior à dos LCDs, especialmente em ambientes escuros; em locais claros, perde para as TVs de LCD.

RESOLUÇÃO DA TELA: Número de pixels que podem ser exibidos pela tela, geralmente indicados pelos números de colunas e linhas que formam o painel. Em televisores de plasma e LCD de alta definição, as resoluções mais comuns são 1.920x1.080 (alta resolução plena ou full HD), 1.024x768 e 1.366x768.

TAMANHO DA TELA: Medida da diagonal da tela, em polegadas.

TAXA DE ATUALIZAÇÃO: Indica o número de quadros por segundo exibido pela TV. Essa informação é importante na compra de uma LCD, que pode apresentar rastros de imagens (borrões) em cenas rápidas, com muito movimento. TVs de plasma e tubo não costumam sofrer esse problema. A taxa de atualização de uma TV de LCD comum é de 60 Hz (60 quadros por segundo). Aparelhos com taxas maiores, como 120 Hz e 240 Hz, prometem menos borrões.

TEMPO DE RESPOSTA: Medido em milissegundos, é o tempo que um pixel leva para ir do preto ao branco e voltar ao preto. Um tempo menor indica imagens com menos borrões.

Fonte: Folha online