Há uma crise instalada no Poder Legislativo municipal de Irará, são denuncias de todos os tipos contra alguns Edis daquela casa, a população de Irará revoltada com os fatos lamentáveis envolvendo os vereadores desta terra, passou a exigir providências.
Ontem (Segunda feira), a Câmara de Vereadores ficou totalmente tomada por populares, pessoas representando várias classes sociais do município se fizeram pressentes a Casa da Cidadania para acompanharem de perto os trabalhos, em alguns momentos as pessoas chegaram a vaiar algumas falas de vereadores, o clima estava tenso, pois havia a espectativa das instalações das CPPs contra os vereadores Carlos Cesar (presidente da casa) e Gilvan Vieira de Almeida. Obviamente que após as discussões de praxe, foram formadas as Comissões para as apurações das denuncias, onde tem-se como acusados os citados vereadores.
A primeira Comissão instalada, foi para apurar o Decoro Parlamentar do Vereador Gil, que colocada em votação, foi vencida por 6 votos a favor da apuração e 03 abstenções, vale salientar que os vereadores que absteveram os seus votos, foram: Dudu, Cesinha e Nenga, por razões desconhecidas do público que se fez presente. A Comissão ficou formada por: Genival Cerqueira Pinho (Presidente), Juarez Dias (Relator) e José Roberto (Membro).
Logo depois o Presidente Carlos Cesar convidou o Vice Presidente da Casa, vereador Genival para assumir os trabalhos e de imediato foi iniciada a discussão sobre as acusações de supostas irregularidades do Presidente, Vereador Carlos Cesar ( Cesinha). Colocada em votação, 06 vereadores votaram a favor da abertura da CPP e 02 dois votaram contra. Os vereadores "Dudu e Nenga" votaram contra a instalação da Comissão Parlamentar de Processo (CPP). Ficou assim a Comissão: Antonio Carlos (Presidente), José Roberto (Relator) e Juarez Dias (Membro).
Logo depois de formadas as Comissões para as apurações das denuncias contra os Vereadores Carlos Cesar e Gil, o Presidente da casa reassumiu o seu lugar e suspendeu por 05 cinco minutos os trabalhos, quando inspirado os 05 minutos, encerrou a sessão sem mais nem menos, deixando as pessoas que ali se faziam presentes sem entender absolutamente nada, o que gerou alguns reclames.
A sociedade Iraraense aguarda anciosa as conclusões dessas CPPs e que os desfechos sejam satisfatórios, se culpados os acusados, que sejam punidos com o rigor da Lei. Esperamos que não haja politicagem nem a favor nem contra, que as apurações sejam feitas com rigorosidades, mas preservando-se sempre o direito do contraditório e chegando-se as provas irrefutáveis, sejam os autores das infrações punidos exemplarmente.
Que faça-se Justiça e não injustiça. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.