Deixe seu comentário

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Crise de Originalidade!!!

Este Blog sempre estará receptivo as novidades, aqui postaremos crônicas, notícias de qualquer natureza, desde que sejam de grande importância, de valor e que leve conhecimentos para os nossos leitores e acompanhantes. Partindo desse princípio é que publicaremos abaixo uma Crônica interessante nos enviada pela Professora Cristiane Tavares. O texto foi produzido por seu aluno Jonas Pinheiro, 3º ano do CSACI, a quem parabenizamos pelo discernimento e desenvoltura na criação da crônica.

Crise de Originalidade

Outro dia, assistia a um reality show na TV sobre cirurgias plásticas, o programa acompanhava um cirurgião e seu cotidiano. Naquele dia, havia uma garota que faria uma plástica em seu nariz para ficar igual ao de uma famosa atriz holiwoodiana. Comecei então a refletir sobre essa fixação pela aparência.

É incrível como as pessoas estão perdendo a originalidade, e se rendendo facilmente a certos padrões impostos, principalmente, pela mídia. Muitos querem vestir o que os atores e atrizes da TV vestem, mulheres querem ter o corpo de Gisele Bundchen, homens, os músculos de Brad Pitt. Até nossas crianças estão sendo influenciadas. Meninas desde cedo já sonham em ser modelos, e meninos querem ser fortes, como os personagens dos desenhos animados.

Estamos perdendo nosso gosto verdadeiro, pois somos induzidos a gostar daquilo que está na moda, e o que está na moda é aquilo que passa na TV, e é ressaltado nos outros meios de comunicação de massa. Você liga a televisão e se depara com uma apresentadora magra de cabelos lisos, muda então de canal e nele há uma atriz seguindo o mesmo padrão. Pega uma revista e é aquilo mesmo que aconteceu anteriormente. E, aquela figura passa a ser um objetivo, mesmo que para isso tenhamos que passar por cima de nossos gostos verdadeiros.

Por essas “convenções modais”, acabamos tendo medo de ser originais, desprezando roupas, músicas e tantas coisas, com medo de sermos intitulados bizarros. Precisamos sim de cirurgias, mas não em nossos narizes, e sim em nossas vidas.

Autor: Jonas Pinheiro, aluno do 3 º ano do Ensino Médio do CSACI

2 comentários:

  1. O texto do garoto foi bem criativo e redigido, parabéns pra ele e parabéns também pelo espaço aberto nesse blog para os estudantes poder mostrar os seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. E VIVA A OCIOSIDADE PRODUTIVA, PAPI...

    Espaços como esse contribuem para que os textos ultrapassem as paredes da sala de aula e exerçam sua função nessa sociedade tão necessitada da circulação de boas ideias e "conteúdo".

    ResponderExcluir