Deixe seu comentário

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A violência vem crescendo...

A violência predomina em todo território brasileiro e não se ver nenhuma ação por parte do poder público para dar um fim em tanta violência. Nas grandes cidades brasileiras diariamente se ver em reportagens nos vários veículos de comunicação, crimes horrorosos de todos os gêneros: Estupros, assassinatos escabrosos com requintes de crueldades, assaltos, furtos, arrombamentos dentre muitos outros, sem se falar na violência familiar, pais que espancam filhos recém nascidos até a morte, filhos asassinando pais, homens e mulheres se agredindo mutualmente, a maioria delas sempre ligadas as drogas; enfim, todos os tipos de violências imagináveis e inimaginaveis. Numa pequena cidade como Irará a regra não é diferente, claro que em menor escala.

As pessoas se perguntam, por que tanta violência? a resposta está as claras: a falta de políticas públicas direcionadas a tal fim, o desemprego, a falta de qualidade na educação e saúde, a falta de espaços de lazer, políticas direcionadas aos esportes, principalmente em cidades de menor porte...  Outro detalhe muito importante, a falta de apoio aos órgãos responsáveis pela segurança, principalmente as Polícias Militar e Civil que não tem extruturas para se manter funcionando se não com a ajuda dos Prefeitos locais. Não existem armamentos de qualidade, não existem viaturas em perfeitas condições de uso e o material humano não condiz com com a realidade populacional, o governo não está nem aí pra resolver essas questões.

Um exemplo forte vivenciamos na cidade de Irará, com uma população beirando os 30 mil habitantes e não existe uma viatura sequer em condições normais de funcionamento, os policiais fazem rondas e diligências em Fiat Uno velho despadronizado sem qualquer condições de atender as necessidades da população, e isso já vem de alguns meses e até o momento nenhuma viatura nova chegou a cidade de Irará, ou até mesmo as que estão quebradas foram consertadas para dar uma melhor segurança a população. O efetivo Policial é pequeno para atender a todo o município e as cidades circunvizinhas, já que Irará sedia uma Companhia da PM, a qual é responsável por cinco municípios, Água Fria, Ouriçangas, Pedrão e Aramari e Irará.

Não se pode combater a violência sem o devido respaldo, o mínimo possível de condições de trabalho, ou seja com equipamentos novos, como: coletes a prova de balas, viaturas novas, armamento pesado, munições novas e o mais importante o homem sem qualquer tipo de problemas, para poder render o esperado pela população. O poder executivo tem que envidar esforços urgentes junto ao governador do Estado para mudar essa situação. A violência em Irará já está chegando a índices indesejados e não podemos assistir de camarotes sem nada fazer. 

2 comentários:

  1. Caro Tavares, você foi muito feliz em suas colocações é verdade sim que nao se ver nenhuma ação por parte dos poderes públicos para acabar de uma vez por todas com tanta violência. É verdade também que as polícias de Irará não desempenham suas funções domo deveriam, talvez por falta de condições que não lhes são dadas pelo Estado e também pelo município. É verdade tambem que a constituição nos garante o direito á educação,a saúde e a segurança,mas não vemos isso na prática. Irará por exemplo está abandonada em termos de segurança principalmente. Já passou da hora do nosso executivo tomar providências a respeito, pois é inadimissível que Irará não tenha uma viatura da PM se quer para patrulhar as ruas da nossa cidade. E o povo!!! que...

    ResponderExcluir
  2. Segurança é dever do estado e de todos,principalmente da Prefeitura. Acorda prefeito.

    ResponderExcluir