Deixe seu comentário

domingo, 21 de junho de 2009

IGUARIAS DO SÃO JOÃO
Canjica, pamonha, amendoim, bolo de carimã, milho assado, pé-de-moleque e mais uma infinidade de variedades típicas do São João. Entre os que vão curtir os festejos fora da cidade e os que ficam, independentemente do espírito de comemoração da data, um ponto acaba se tornando comum a todos: a comida. Difícil, afinal, é encontrar quem resista às iguarias.

É uma festa diretamente ligada à comida e à bebida, diferente de outras que não vemos isso, um aspecto que se relaciona é o fato de que o São João ter muito a ver com familiaridade. Me recordo que nessa época, minha saudosa mãe fazia muita comida de milho e gostava de reunir a família e os amigos em volta da fogueira, onde todos comiam as saborosas comidas típicas e bebiam os licores caseiros super gostosos.

Hoje, essas características infelismente estão desaparecendo aos poucos, não se ver mais as familias reunidas e sentadas em volta das fogueiras (hoje nem as fogueiras as pessoas estão fazendo mais) chupando laranja, comendo amedoim, soltando fogos, tomando licor... Tudo em clima de harmonia.

Ah...e as festas que as pessoas faziam em suas casas, com os sanfoneiros, sabumbeiros e triangueiros (que me perdoem se o nome não for esse!!!) tomando todas e quanto mais eles bebiam mais se animavam e tocavam músicas lindas, estou falando de músicas que eram verdadeiros hinos com letras e melodias maravilhosas e as pessoas dançavam e se divertiam até o raiá do sol. Ah... que saudades daquele tempo bom.

Um comentário:

  1. Bons tempos que não voltam mais, o São João era uma festa onde as famílias e os amigos se divertiam juntos, com muita comida típica e licores caseiros...saudades.

    ResponderExcluir