Deixe seu comentário

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pais, filhos e o crack
As notícias sobre a epidemia de consumo de crack nas cidades brasileiras, principalmente em Irará, ervem de alerta aos pais, mas também criam uma dúvida. Como e quando conversar com os filhos, pequenos ou não? Para começar, os pais precisam ter em mente que sinceridade, informação e empatia com as crianças são essenciais. E que o trabalho de conscientização é mais importante do que se pensa. Especialistas concordam que a prevenção é (ainda mais em relação ao crack) praticamente a única forma de evitar que a droga se torne um problema mais à frente. Crianças, acima dos dez anos, já têm algum discernimento para papos mais sérios. "Não se pode puxar assunto durante o almoço, porque a criança não vai dar atenção. Tem que ser um momento adequado, como a chamada de uma campanha ou uma reportagem na TV", Também há forma certa de abordar o tema. "Os pais podem perguntar o que o filho acha do assunto. Se ouvir palavras positivas ou de brincadeira, pode rebater, dizer que não é bem assim." "Falar a verdade é essencial", diz. "Se a criança perguntar se o pai já usou drogas, ele tem que ser sincero e falar de drogas lícitas e ilícitas. Dizer algo como ‘o pai fuma, mas está tentando parar, porque sabe que faz mal’". Outro ponto importante: o pai tem de pensar bem ao escolher um filme, livro ou site para abordar o tema com os filhos. "Tem situações em que o que era para ser crítica tem efeito contrário. Como em ‘Cidade de Deus’, em que o Zé Pequeno [traficante e assassino no filme] virou herói, ícone", diz Ney Westrupp, facilitador de um projeto de prevenção ao uso de drogas. Para o psicólogo Álvaro de Aguiar, além de falar, é preciso dar o exemplo: "Se os pais bebem álcool ou fumam, irão falar com que moral?" Autor: Editoria Geral OBID Fonte: A Notícia

3 comentários:

  1. A facilidade em se conseguir o desejado acaba encorajando os jovens a agirem como achar conveniente, a ditarem suas próprias regras. È clara a preocupação dos pais com o futuro dos seus filhos, em querer seu bem e uma estabilidade emocional para os mesmos. Mas a liberdade existente nos dias atuais, em lidar com assuntos desse porte, apesar de clara e evidente, se distingui devido às diversas formas de tratar o mesmo assunto, de lidar com questões que envolvam ideologias, princípios. Debater tal assunto é de suma importância para uma maior conscientização, e citar a cidade de Irará como exemplo, serve para que nós Iraraenses comecemos a olhar criticamente a respeito desse tema e a todos, em especial aos pais, a zelarem pela integridade física e emocional de seus filhos. A você, meu pai, meus parabéns por tal abordagem, a sua filha se orgulha e muito de você!

    ResponderExcluir
  2. A facilidade em se conseguir o desejado acaba encorajando os jovens a agirem como achar conveniente, a ditarem suas próprias regras. È clara a preocupação dos pais com o futuro dos seus filhos, em querer seu bem e uma estabilidade emocional para os mesmos. Mas a liberdade existente nos dias atuais, em lidar com assuntos desse porte, apesar de clara e evidente, se distingui devido às diversas formas de tratar o mesmo assunto, de lidar com questões que envolvam ideologias, princípios. Debater tal assunto é de suma importância para uma maior conscientização, e citar a cidade de Irará como exemplo, serve para que nós Iraraenses comecemos a olhar criticamente a respeito desse tema e a todos, em especial aos pais, a zelarem pela integridade física e emocional de seus filhos. A você, meu pai, meus parabéns por tal abordagem, a sua filha se orgulha e muito de você!

    ResponderExcluir
  3. A facilidade em se conseguir o desejado acaba encorajando os jovens a agirem como achar conveniente, a ditarem suas próprias regras. È clara a preocupação dos pais com o futuro dos seus filhos, em querer seu bem e uma estabilidade emocional para os mesmos. Mas a liberdade existente nos dias atuais, em lidar com assuntos desse porte, apesar de clara e evidente, se distingui devido às diversas formas de tratar o mesmo assunto, de lidar com questões que envolvam ideologias, princípios. Debater tal assunto é de suma importância para uma maior conscientização, e citar a cidade de Irará como exemplo, serve para que nós Iraraenses comecemos a olhar criticamente a respeito desse tema e a todos, em especial aos pais, a zelarem pela integridade física e emocional de seus filhos. A você, meu pai, meus parabéns por tal abordagem, a sua filha se orgulha e muito de você!

    dhalila Nogueira Miranda

    ResponderExcluir