Deixe seu comentário

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Operação prende quadrilha que sonegou R$ 1.6 bilhão de ICMS


Redação CORREIO
A “Operação Caracará" realizada nesta quarta-feira (14), em municípios baianos, resultou na prisão de nove policiais militares, 13 empresários, um agente de tributos Estaduais e um contador. A operação contra a sonegação fiscal, que cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão, foi iniciada em Salvador e outras cidades da Bahia, como Irará, Itabuna, Conceição do Jacuípe, Vitória da Conquista, Salvador e Alagoinhas.

Segundo nota do Ministério Público Estadual (MP), os presos integram uma organização criminosa que atua burlando a fiscalização e consequente arrecadação de tributos em postos fiscais da Sefaz. Além deles, os policiais que integram a operação apreenderam documentos e 146 veículos envolvidos no esquema.
Quadrilha foi responsável por desviar pelo menos 1.600 bilhão em cinco anos

Dos 30 mandados expedidos, 24 já foram cumpridos, sendo cinco deles presos em Salvador. O secretário da Fazenda, Carlos Martins, informou que a quadrilha desviou R$ 1.600 bilhão em cinco anos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

A fraude era efetivada por empresas atacadistas baianas que, em conjunto com organizações criminosas, contratavam caminhoneiros, transportadores e policiais militares para facilitarem a passagem de mercadorias nos postos fiscais, sendo grande parte do crime concentrado no Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista.

Presos
Em Salvador, a operação prendeu Igor Ferreira Cruz, Mário Sérgio Ferreira, Clivio Pimentel, Waldir Vaz (empresários) e Círio Machado (contador); em Vitória da Conquista, Cácia Maria Macedo (agente de tributos), Jorge Ferreira Almeida, Marco Alan Meireles, Edilson Ferreira, Jammes Dean Santana, Isaac Pereira Dias e Breno Macedo (empresários); além dos empresários de Feira de Santana, José Carneiro de Oliveira; Alagoinhas, Luiz Edson Bastos; e Itabuna, Doaldo Marques dos Anjos.
Operação é resultado de força-tarefa entre Sefaz, SSP e MP

Força-tarefa
A operação é o resultado de uma força-tarefa formada pelas secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Segurança Pública (SSP) e pelo Ministério Público do Estado. Os resultados da "Caracará" foram apresentados pelo secretário de Segurança Pública, César Nunes, durante a entrevista coletiva realizada no início desta tarde, na sede do Comando de Operações Especiais da Polícia Civil (COE). Informações do Correio on line. Veja: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/operacao-prende-quadrilha-que-sonegou-r-16-bilhao-de-icms/


Fonte: Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário